No âmbito do Projeto Erasmus + Alterações Climáticas e Otimização da Pegada Carbónica, um grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Mangualde está na Turquia, na cidade de Çorum.
Desde o ano passado que Mangualde coordena o projeto que envolve outros países como Grécia, Itália e Turquia. Cada país desenvolve um tema, desde a poupança de energia, da água e métodos de tratamento de água, as energias renováveis e a reciclagem.
Ao longo desta semana, os quatro alunos de Mangualde, acompanhados por três professores, vão debater os temas, visitar empresas italianas com boas práticas ambientais e conhecer a cidade, como explica a coordenadora do projeto, Sandra Pina.
No caso dos alunos de Mangualde, vão apresentar os trabalhos que ao longo dos últimos meses têm desenvolvido sobre a poupança de energia.

A ESTADIA

• Turquia Dia#1- Iniciou-se hoje, dia 13 de maio de 2024, mais uma mobilidade do projeto Erasmus+ ECO2 do AEM. Desta vez viemos até à cidade de Çorum, no norte da Turquia. Iniciámos o dia com uma calorosa receção na escola Atatürk Anadolu Lisesi. Seguiram-se apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos dos vários países parceiros e terminamos com uma visita à cidade.
  • Turquia Dia#2 – No segundo dia da nossa mobilidade tivemos a oportunidade de visitar um centro de tratamento de biomassa para produção de energia, bem como um centro de recolha de e separação de lixo para reciclagem. Fomos ainda amavelmente recebidos pelo presidente da Câmara de Çorum e passamos a tarde num centro de atividades onde tivemos a oportunidade de praticar alguns desportos tradicionais do país.
  • Turquia Dia#3 – No terceiro dia da nossa mobilidade tivemos a oportunidade de percorrer um complexo de ruínas milenar que nos transportou para uma História longínqua. Conhecemos a cultura do povo Hitita e percorremos paisagens deslumbrantes