A articulação curricular entre níveis educativos tem merecido, nos últimos anos, particular destaque, como garante de uma sequencialidade educativa que se pretende, também, orientada para a continuidade das competências em desenvolvimento.

No que à Educação pré-escolar e 1ºCEB diz respeito, a problemática da transição entre níveis tem sido tratada com particular acuidade e conduzido à planificação conjunta de projetos pedagógicos que visam, fundamentalmente, criar condições para uma transição bem-sucedida.

A arte na infância”, designação dada ao projeto que está a ser desenvolvido no presente ano letivo, organiza-se, como o próprio nome indica, em torno das expressões artísticas, numa perspetiva de desenvolvimento cultural das crianças.

Neste contexto, crianças da educação pré-escolar e do 1ºCEB mobilizaram-se, mais uma vez, para a partilha de saberes e trabalho conjunto que a articulação curricular tem vindo a promover. Ao som de Vivaldi, Grieg e Tchaikovsky recriaram ambientes musicais eruditos nas salas de jardim-de-infância onde receberam os colegas do 1ºCEB.

A articulação curricular EPE/1ºCEB ganha, deste modo, expressão e reflete a conjugação de esforços dos docentes envolvidos no sentido de a tornar sustentável.